Na última quinta-feira tivemos o lançamento do livro “QUEM tem MEDO da CULTURA”, de Edson Busch Machado. O autor é descrito na orelha do livro como “artista irrequieto, curador independente, gestor atuante e controverso, crítico visceral, articulador, provocador, comunicador, professor aloprado, viajante, curioso, operário da cultura, colono social”. Pode parecer um exagero, mas tivemos a oportunidade de comprovar quase tudo em longo e agradável papo em petit-comité logo após a sessão de autógrafos. A composição do livro, de forma não cronológica, permite aos leitores selecionarem os assuntos de maior interesse no sumário, tornando a leitura leve e agradável.
Conversamos bastante sobre Joinville, onde Edson e o famoso irmão Juarez Machado moraram muitos anos. Exerci por quatro anos atividades profissionais na Clínica Sadalla Amin Ghanen e relembramos de eventos, fatos e pessoas da época. Enfim, um excelente livro para ser curtido não só como fruição, mas principalmente como aprimoramento cultural.
Duo Cerqueira-Alexandre
Na abertura do lançamento do livro de Edson Busch Machado tivemos o excelente concerto Encanto e Graciosidade. No programa obras dos compositores clássicos Schubert, Bruni, Fuchs e dos populares Carlos Gardel e Astor Piazzolla. O violinista Josenir Alves Cerqueira Júnior está concluindo o mestrado em música performance na West Texas A & M University, nos Estados Unidos. O violista Jaison Alexandre de Oliveira é graduado no Curso de Bacharelado em Música da Udesc. Muito interessante a apresentação do Duo, com informações sobre cada música e seu autor. Me fez lembrar dos Concertos para a Juventude da Ospa no Salão de Atos da Urgs, O formato educativo da iniciativa deveria ser seguido por outros produtores de eventos, principalmente os relacionados à música erudita, mais difícil de ser compreendida. O maestro Luiz Fernando São Thiago também tem realizado o mesmo conceito nos vários concertos da Camerata di Venezia. Por isso, como bem diz Edson Machado, NÃO devemos ter MEDO DA CULTURA.