Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Educando para o Trânsito

Por Benito Gorini 16/07/2024 - 07:36

O Brasil é um dos líderes mundiais em acidentes de trânsito. A taxa de mortalidade é muito alta, com 31.174 óbitos em 2023 por acidentes com meios de transporte terrestres. O custo socioeconômico é imenso, com mortes e sequelas incapacitantes acometendo geralmente pessoas em plena atividade laborativa. E o mais grave é que os acidentes ocorrem em sua maioria por desrespeito à legislação de trânsito. Dirigir embriagado, excesso de velocidade, ultrapassagens em locais proibidos, avanço de sinais vermelhos e utilização de celulares ao volante são infrações frequentes com consequências severas. Felizmente a   utilização do cinto de segurança, tão rejeitada inicialmente, já foi incorporada pela grande maioria da população. Dois eventos de grande importância aconteceram em Criciúma.  

O “Maio Amarelo”, iniciativa mundial com o tema central “Paz no trânsito começa por você”, contou com a participação de várias entidades públicas e privadas, com palestras na Satc, blitz educativa na Avenida Centenário e simulação de um acidente automobilístico com vítimas, sendo uma fatal.  O realismo da apresentação impressionou o enorme público presente no Parque das Nações, composto principalmente por jovens.


Entidades voluntárias que participaram do Maio Amarelo

Em junho foi realizada a palestra “Educando para o Trânsito”, na SIPAT do Bairro da Juventude. 400 jovens acompanharam a apresentação audiovisual, com programação abrangente. André Marcelino, Murialdo Romancini e Almir Fernandes apresentaram dados, imagens e vídeos impressionantes sobre acidentes de trânsito e suas consequências, como mortes e graves sequelas, a imensa maioria causados por falha humana. A plateia - composta por jovens entre 14 e 18 anos - participou ativamente com muitas perguntas sobre legislação, infrações e normas para obtenção da CNH. Alguns assuntos despertaram bastante interesse, como a direção sem habilitação, uso do celular ao volante e a utilização de bebidas alcoólicas. 

A palestra “Educando para o Trânsito” no Auditório do Bairro da Juventude I  

Crédito: Equipe Bairro da Juventude 



 

Os palestrantes Murialdo Romancini, André Marcelino e Almir Fernandes

E a Semana Nacional do Trânsito em setembro se aproxima. Extensa programação já está sendo desenvolvida pelos vários órgãos ligados ao trânsito. E toda a equipe da  Transmed -  Centro de Avaliação de Condutores –  coloca-se à disposição dos organizadores de tão importante evento. 

 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito