Construído para a Exposição Universal de 1929 no Parque de Montjuic em Barcelona, o Poble Espanyol é um grande museu ao ar livre com reproduções em escala real de 116 construções, ruas e praças de cidades espanholas. Foi concebido para ser uma mostra de apenas 6 meses - a exemplo da Torre Eiffel, construída para a Exposição Universal de 1889 - e seria posteriormente demolido. Mas o sucesso de ambos os empreendimentos foi tamanho que permanecem até hoje atraindo milhões de turistas de todo o mundo. Atualmente abriga 40 espaços dedicados ao artesanato, além de restaurantes, bares, galerias de arte, teatro e museu.
No Parque das Nações temos um excelente espaço que poderia abrigar uma pequena vila com construções típicas das 7 etnias que colonizaram Criciúma. E poderiam até incluir uma oitava, porque o Trentino-Alto Ádige pertencia à Áustria quando os imigrantes italianos chegaram à nossa região. Haveria ainda a possibilidade de incluir no projeto pequenas muralhas, semelhantes às cidades medievais europeias como Óbidos, Ávila, Carcassone, Rothenburg, Glorenza e Dubrovinik.
Na vila poderiam ser comercializados produtos típicos da região, artesanato e a grande diversidade culinária das etnias. Iria se somar à Mina Modelo Octávio Fontana e ao recém construído Parque Astronômico Albert Einstein - um sucesso de público - e com certeza atrairia um grande contingente de turistas, melhorando sobremaneira o potencial de nossa cidade.
O Parque Astronômico Albert Einstein I Vídeo: Prefeitura de Criciúma
Criciúma, pela qualidade de sua rede hoteleira, pujante comércio, ótimas opções gastronômicas e excelente localização entre a serra e o mar, poderia se transformar em um imenso hub, ponto de partida para passeios regionais em roteiros integrados com municípios circunvizinhos.
Devaneio? Pode ser. Mas sonhar não custa nada.