Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Maio Amarelo

Infrações de trânsito comuns podem trazer consequências severas

Por Benito Gorini 28/05/2024 - 06:04 Atualizado em 28/05/2024 - 08:16

O Brasil é um dos líderes mundiais em acidentes de trânsito. A taxa de mortalidade é muito alta, com 31.174 óbitos em 2023 por acidentes com meios de transporte terrestres. O custo socioeconômico é imenso, com mortes e sequelas incapacitantes acometendo geralmente pessoas em plena atividade laborativa.

E o mais grave é que os acidentes ocorrem em sua maioria por desrespeito às normas de trânsito. Dirigir embriagado, excesso de velocidade, ultrapassagens em locais proibidos, avanço de sinais vermelhos e utilização de celulares ao volante são infrações frequentes com consequências severas.

Felizmente, a utilização do cinto de segurança, tão rejeitada inicialmente, já foi incorporada pela grande maioria da população.

Eu e meu colega, o Dr Anilton Antonelli, operamos dezenas de casos de perfurações dos globos oculares causados por colisões, às vezes em baixa velocidade. Lembro de um caso de um condutor que perdeu a visão de um olho e permaneceu apenas com percepção de vultos no outro olho. E ele estava a 40 km/h.

Por isso merece todo o nosso reconhecimento aos voluntários que realizaram a campanha “Maio Amarelo”, iniciativa mundial com o tema central “Paz no trânsito começa por você”. Várias entidades públicas e privadas participaram do evento, com palestras na Satc, blitz educativa na Avenida Centenário e uma simulação muito realista de um acidente automobilístico com vítimas, sendo uma fatal.

Almir Fernandes - que presta importante voluntariado em diversas ações sociais em parceria com uma grande equipe multi-institucional - me revelou que pelo menos 34 entidades poderiam participar de um programa mais abrangente, talvez de periodicidade mensal. E contando com tantos colaboradores seria muito fácil o planejamento de palestras educativas junto às escolas. E os meses de maio e setembro (semana nacional do trânsito) ficariam reservados para atividades mais abrangentes. Podem contar com a colaboração dos 14 médicos-peritos do Centro de Avaliação de Condutores-Transmed.

Entidades voluntárias que participaram do “Maio Amarelo”

Simulação de acidente de trânsito I Equipe de voluntários do Maio Amarelo:

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito