Durante a Revolução Francesa o rei Luís XVI foi obrigado a deixar Versalhes e abrigar-se no Palácio das Tulherias. Em 1792 os revoltosos invadiram o Palácio e massacraram 760 guardas suíços que faziam a proteção do rei. Episódio semelhante já tinha ocorrido em 1527 no infame Saque de Roma quando as tropas de Carlos V, Imperador do Sacro-Império Romano Germânico, invadiram a cidade. O Papa Clemente VII, da famosa família Medici de Florença, refugiou-se no Castel Sant´Angelo. A Guarda Suíça havia sido criada poucos anos antes pelo Papa Júlio II e 147 membros morreram defendendo o papa.
Na bela cidade de Luzerna, às margens do Lago dos Quatro Cantões, foi esculpido em uma pedreira de arenito próxima ao centro um portentoso leão, de 10 m de largura por 6 m de altura, concebido pelo escultor dinamarquês Thorvaldsen e executado por Lukas Ahorn. Mark Twain o considerava “O mais lúgubre e comovente monumento de pedra do mundo”. O leão moribundo é representado atravessado por uma lança , protegendo um escudo com a flor-de-lis da monarquia francesa e ao lado o brasão de armas da Suiça. Embaixo da escultura os nomes dos oficiais e o número de mortos em algarismos romanos (DCCLX = 760) e sobreviventes (CCCL = 350).
Lucerna é uma das mais belas cidades da Suiça, com a ponte sobre o Rio Reuss, um centro histórico preservado e magníficas paisagens alpinas como o Monte Pilatus, com fácil acesso por barcos, funiculares, trens de montanha e teleféricos.
O programa turístico para o Monte Pilatus (Golden Round Trip Pilatus). Vídeo: Rihlat Europe
Do outro lado do lago encontra-se a pequena cidade de Weggis, que dá acesso ao teleférico com destino ao Monte Rigi e local da polêmica preparação da Seleção Brasileira na Copa de 2006.