Iniciamos no blog de hoje uma série sobre praças, teatros e cafés famosos, baseada no livro “Piazze, Teatri, Caffè d´Europe”, adquirido em uma feira na Piazza Maggiore de Bologna, em frente da Basílica de São Petrônio, com sua fachada inacabada. Na praça encontra-se também o busto do papa Gregório XIII, natural da cidade. O papa solicitou ao astrônomo Christopher Clavius que fizesse um estudo corrigindo o Calendário Juliano, que apresentava algumas imprecisões. Ao dia 4 de outubro de 1582, uma quinta-feira no Calendário Juliano, sucedeu-se o dia 15 de outubro, sexta-feira no Calendário Gregoriano. Acabou gerando graves transtornos em vários países. Se lembrarmos que a Alemanha era constituída de inúmeros burgos, muito próximos e com religiões diferentes, poderemos ter ideia das inúmeras complicações surgidas dificultando o comércio e as relações entre as cidades católicas, já “gregorianas”, e as protestantes, que não aceitaram o calendário. Maiores detalhes em um blog antigo clique aqui
Bologna também é conhecida como “la Grassa” (a Gorda), pela qualidade dos produtos utilizados em sua alta gastronomia, a melhor da Itália. Produtos como Parmigiano Reggiano e Prosciutto de Parma, Aceto Balsâmico de Módena, Culatello de Zibello e Salame de Felino e Langhirano, transformaram a Emilia Romagna no paraíso gastronômico do Bel Paese. Se deliciar com um Tortellini in brodo seguido de um Tagliatelli al Ragù é uma experiência gastronômica fantástica. Pena que o vinho da Emilia Romagna não ajude muito. Mas um Lambrusco pode harmonizar bem com os excelentes frios da região.
“La Dotta” (a Douta), pela sua universidade, a mais antiga da Europa, e “La Rossa”, pelos telhados vermelhos de terracota, são outros títulos de Bologna. Outra versão diz que na verdade “a Vermelha” reflete a inclinação política, com várias administrações de esquerda.
As fábricas da Ferrari, Ducati, Lamborghini e Maserati também se localizam na região. No entanto a cidade nos traz tristes recordações. O tricampeão Airton Senna, que alegrou os nossos domingos com suas vitórias espetaculares, faleceu no Ospedalle Maggiore de Bologna, após sofrer o trágico acidente na Curva Tamburello do Circuito de Imola.