Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Vacas Gordas

Por Benito Gorini 12/01/2023 - 05:00 Atualizado em 12/01/2023 - 08:41

No sábado passado com previsão de muito sol, o nosso grupo de motociclistas   “Giro Serra Mar” saiu do Balneário Rincão e  subiu a Serra do Rio do Rastro. No mirante estava frio e com forte cerração. A partir de Bom Jardim da Serra utilizamos uma antiga rota de tropeiros, passando pelos Campos de Santa Bárbara em direção a Urubici.

Ponte sobre o Rio Pelotas I Foto: Edair Junior

O percurso com 40 km se localiza no Parque Nacional de São Joaquim e é mais conhecido pelo nome de Vacas Gordas, pequena comunidade que se localiza na SC 110, próxima do final da trilha. A estrada não é pavimentada e o nível de dificuldade é médio  pelo grande número de pedras, pontes em estado precário e fortes subidas e descidas, sendo recomendado a utilização de motos trail e veículos 4x4. Uma unidade do ICMBio situada a 3 km da SC 110 orienta e controla o acesso ao parque.

Rio do Rastro até Corvo Branco pela trilha de Vacas Gordas I Vídeo: Eliza Magrin

O que tornou o passeio ainda mais perigoso foi a chuva e a neblina, que não estavam previstas, tornando a estrada escorregadia.  Mas felizmente tudo correu bem e as paisagens magníficas da serra encantaram a todos. O ponto de maior altitude da região fica a 1.640 m, só um pouco inferior aos 1.824 m do Morro da Boa Vista em Bom Retiro, ponto culminante do estado.

Cemitério histórico ao lado da trilha I Foto: Wikilok

A ocorrência de neve é muito frequente e alguns sites informam que é a maior do estado, só não sendo mais divulgada pela localização isolada e com poucas áreas habitadas. Almoçamos em Urubici e descemos a Serra do Corvo Branco, outra maravilha do sul catarinense. 

Grupo no Mirante de Urubici I Foto: Grupo Serra Mar
Motociclistas em Urubici I 
Foto: Grupo Serra Mar
Serra do Corvo Branco I Foto: Grupo Serra Mar

Encontramos turistas de várias partes do Brasil e até do exterior. Com a conclusão do asfaltamento da Serra da Rocinha, do Faxinal e do Corvo Branco, a região pode se tornar o  maior polo de turismo de aventura do nosso país. Criciúma, pela qualidade de sua rede hoteleira, pujante comércio,  ótimas opções gastronômicas e excelente localização entre a serra e o mar, poderia se transformar em um imenso hub, ponto de partida para passeios regionais em roteiros integrados com municípios circunvizinhos.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito