Muitas descobertas científicas são frutos do acaso ou da observação de fatos que passariam despercebidos para a imensa maioria das pessoas. Existem centenas de casos, mas selecionei três que sempre despertaram a minha curiosidade.
Eratóstenes, matemático, poeta, geógrafo, astrônomo e bibliotecário, nasceu no ano de 276 a.C. em Cirene, colônia grega da Líbia, e morreu em 194 a.C. em Alexandria. A partir da leitura de documentos presentes na famosa biblioteca, ele notou que ao meio-dia do solstício de verão o reflexo do sol podia ser observado no fundo, de um poço na cidade de Siene, atual Assuã. No entanto, na mesma data e horário esse fenômeno não acontecia em Alexandria. Como já era conhecido que os raios solares chegavam paralelos à Terra, só havia uma explicação: a Terra não era plana. Contratou um homem para medir em passos a distância entre as duas cidades. Com esse dado e o ângulo da sombra projetada por uma vara colocada na vertical em Alexandria, calculou com grande precisão a circunferência da Terra, um simples cálculo trigonométrico. A medida da época era o stadium, que convertida dá um total de 39.700 km, muito semelhante ao valor correto, de 40.075 km. Eratóstenes já sabia disso há mais de 2 mil anos e os terraplanistas não aprenderam até hoje.
Arquimedes, matemático, filósofo, físico, engenheiro e astrônomo grego, nasceu em 287 a.C. em Siracusa, na Magna Grécia de então, contemporâneo de Eratóstenes. Ao tomar banho em uma banheira acabou descobrindo a Lei do Empuxo, ou seja, a força exercida sobre um corpo imerso em um líquido, que é igual ao peso do volume de fluido deslocado. Ficou tão excitado com a descoberta que saiu correndo pelado pela rua exclamando: Eureka!Eureka! Parece que a história não é bem essa, mas é o que ficou para a posteridade, bem como o famoso episódio da destruição pelo fogo de galeras romanas utilizando espelhos côncavos que concentraram a luz solar. Si non è vero, è ben trovato. Arquimedes morreu em 212 a.C. , assassinado por um soldado romano, na tomada de Siracusa, após um cerco de 2 anos.
Sir Isaac Newton, matemático, físico, astrônomo e teólogo, nasceu em Woolsthorpe em 1642 e faleceu em Kensington em 1727. Estava descansando tranquilamente embaixo de uma árvore quando uma maçã caiu sobre sua cabeça (pelo menos é o que dizem). Deve ter ficado um pouco tonto, mas foi o bastante para Newton desenvolver importantes descobertas. No seu livro Principia formulou as leis do movimento e da gravitação universal e em outra obra, Ótica, apresentou uma sofisticada teoria cromática ao observar a dispersão da luz ao passar por um prisma, formando as cores do arco-íris. Seus achados, somados aos de Kepler, sepultaram de vez o conceito geocêntrico. Contribuíram também para reabilitar em definitivo o nome de Galileu Galilei, que quase foi condenado à fogueira por ter aderido ao heliocentrismo de Copérnico.
Varetas, sombras, água, maçãs e cérebros prodigiosos fizeram a diferença.
Blog Benito Gorini
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito