A bela ilha de Capri, situada no golfo de Nápoles, possui inúmeros atrativos turísticos como a água azul-turquesa da “Grotta Azzurra”, a Marina Grande com seu funicular transportando passageiros cantando alegremente o “funiculi-funiculà”, o teleférico do Monte Solaro, as ruínas do Palácio de Tibério, os Faraglioni, gigantescos blocos de pedra próximos à Marina Pequena e a impressionante subida até Anacapri. Podemos alcançá-la pela estrada que serpenteia junto à encosta da montanha ou através dos 777 degraus da escada fenícia, que tantas vezes serviu de passagem ao médico sueco Axel Munthe, em busca de sua Villa San Michelle.
Munthe construiu sua vila em um promontório, com excepcional vista do golfo de Nápoles, do Vesúvio e do mar Mediterrâneo. Por muitos anos viveu em Anacapri, atendendo gratuitamente os pobres da ilha e edificando um santuário ecológico, com seu amor aos animais tão bem descrito em sua obra “A História de San Michelle”. A visita à vila é imperdível para quem leu o livro. O autor relata a sua vida em Paris como “médico da moda”, atendendo as cabeças coroadas da Europa e sua posterior transferência para Roma, onde morou na casa onde residiram John Keats e Percy Shelley. Os poetas morreram prematuramente, como muitos românticos do mundo da arte do século XIX. Estão sepultados no Cemitério Protestante de Roma...
Atualmente, a Villa San Michelle faz parte de uma fundação filantrópica, com as obras de arte adquiridas por Munthe decorando as peças da casa e os jardins, como a esfinge que, voltada para o mediterrâneo, parece proteger a vila da horda de turistas que chegam diariamente à marina grande.