Queridos leitores!
A pauta de hoje foi definida por um amigo internauta, que assim se manifestou no direct do Instagram: “Gostaria de sugerir um tema para o seu blog, o qual amo acompanhar: Pessoas narcisistas e relacionamentos”.
E nem preciso dizer que fiquei muito grata e adorei a sugestão, até pela relevância do tema e pelas implicações negativas ocorridas na vida de uma vítima de um narcisista.
Então, fui pesquisar sobre o assunto e percebi que muitas pessoas, em suas relações interpessoais, sofrem nas mãos desses manipuladores.
E aqui eu falo de todos os tipos de relacionamentos: família, amigos e amores.
Sim, existem mães narcisistas, que subjugam seus filhos.
E, nesses casos, o sofrimento é ainda maior, pois fomos ensinados, desde a mais tenra idade, que as mães são sagradas. Então, como romper esse círculo?
Há também amigos narcisistas, que fazem da amizade uma relação tóxica.
E, por fim, há relacionamentos amorosos em que uma das partes é narcisista, tornando a vida do outro um inferno, dia após dia. São os relacionamentos abusivos.
Em linhas gerais, sabe-se que uma pessoa narcisista pode despertar admiração em um primeiro momento, parecendo encantadora.
Contudo, aos poucos o narcisista vai revelando seu ego inflado, sua necessidade de controlar, de manipular e de inferiorizar as outras pessoas.
Os narcisistas são os donos da verdade. Eles ignoram os sentimentos e anseios alheios. Acham que estão sempre certos. Nunca cogitam estar errados. Não possuem empatia.
Ouse contrariar um narcisista e você vai ver o que acontece: ele vai te punir, culpar, exigir desculpas.
E o pior é que aquele que se relaciona com um narcisista vai ficando com a autoestima cada vez mais fragilizada, sentindo-se incapaz e culpado diante daquele ser megalomaníaco. Vai se acostumando a obedecer.
Então, como romper com um narcisista? Como se libertar dessas amarras invisíveis e tão prejudiciais?
Penso que o primeiro passo é ter coragem, pois é o medo da vítima que alimenta o narcisista. É o que lhe dá poder.
Livrando-se do medo, deve-se aprender a dizer “não”, saindo do jogo da submissão e neutralizando a dominação do narcisista.
Se for necessário treinar as palavras que devem ser ditas, treine... Não aceite ter alguém comandando a sua vida.
Feito isso, afaste-se. Salve-se.
Não se anule mais. Você merece viver feliz e por inteiro.
Concordam? Contem pra nós.
Abraços e até semana que vem.