Por Enio Biz
30/07/2024 - 13:11 Atualizado em 30/07/2024 - 13:19
A CBF alterou a data e o horário do confronto entre Fortaleza e Criciúma. O jogo, válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, estava marcado para domingo (11), às 19h, passou para sábado (10), às 16h.
O confronto acontece na Arena Castelão, em Fortaleza (CE).
Por Enio Biz
30/07/2024 - 12:11 Atualizado em 30/07/2024 - 13:04
O atacante Eder oficializou na manhã desta terça-feira (30) o fim da carreira. Jogador comunicou a decisão em entrevista coletiva no Estádio Heriberto Hülse. Agora, ex-jogador, passará a exercer uma função no departamento de futebol do Criciúma. Ele será superintendente de futebol e trabalhará ao lado do novo executivo de futebol que deverá ser Juliano Camargo.
Na coletiva, Eder despistou e disse que iria analisar o convite feito pelo presidente, Vilmar Guedes. No entanto, após o jogo contra o Atlético/MG, Eder já deverá anunciar oficialmente a nova função nos bastidores.
O último jogo de Eder como jogador será neste sábado (3), contra o Atlético/MG, no Estádio Heriberto Hülse. O atleta deve ser titular, mas deve atuar até o intervalo ou ser substituído no fim do primeiro tempo. A comissão técnica ainda vai definir de que forma será feita essa transição.
Em 20 anos como profissional, Eder desfilou nos gramados do Brasil, Itália e China
A estreia do Eder como profissional foi no dia 19 de dezembro de 2004, no empate do Criciúma com o Coritiba em 3 a 3. Eder tinha, na época, 18 anos de idade.
Em 2005, Eder chegou ao Empoli, da Itália. Ele fez sua estreia na Itália em 18 de março de 2007, em derrota por 3 a 1 diante da Lazio. Após a estreia, não teve a oportunidade de jogar, e o clube foi rebaixado para a Série B.
Ele permaneceu no Empoli na temporada seguinte, mas como continuou no banco, em dezembro de 2007 foi transferido para o Frosinone.
Na segunda metade da temporada 2007/2008 foi emprestado ao Frosinone por um ano e meio, onde marcou 14 gols em 33 partidas.
Em 2009, Eder voltou ao Empoli na Série B do Campeonato Italiano. Naquela temporada, o atacante marcou 27 gols, tornando-se artilheiro da Série B.
Em 20 de agosto de 2010, Eder acertou sua ida para o Brescia, novamente por empréstimo. Em 35 jogos, o atleta marcou seis gols.
No dia 13 de julho de 2011, Eder foi vendido para o Cesena, onde permaneceu por uma temporada.
Em 24 de janeiro de 2012, Eder se transferiu para a Sampdoria por empréstimo junto ao Cesena. Após seis meses, o atacante assinou em definitivo com a Sampdoria em um contrato de cinco anos. Eder ajudou a equipe naquela temporada voltar a Série A e se tornou ídolo do clube. Lá, ele fez 136 partidas e marcou 49 gols.
A boa atuação no Sampdoria, Eder chamou a atenção da Inter de Milão que o contratou. O atacante assinou contrato por duas temporadas. Em 2017, renovou o contrato até 2021. Quando deixou a Inter, Eder entrou no top 10 de brasileiros com mais gols na história do Campeonato Italiano, marcando 60 gols.
Em 13 de julho de 2018, Eder acertou sua ida para o futebol chinês. O jogador foi contratado pelo Jiangsu Suning.
Eder e a passagem pela seleção italiana
O atacante estreou pela seleção italiana no dia 28 de março de 2015 contra a Bulgária, em jogo válido pelas Eliminatórias para a Eurocopa 2016. Logo após, foi convocado por Antonio Conte para as disputas da Eurocopa. Eder fez seis gols em sua passagem pela seleção. O mais importante foi contra a Suécia, que garantiu a classificação para as oitavas-de-final da Euro.
O retorno de Eder ao Brasil ocorreu em 26 de março de 2021, quando foi contratado pelo São Paulo. No ano seguinda, no dia 14 de novembro, o atacante deixou o time paulista, onde entrou em campo 75 vezes e marcou 11 gols.
A volta ao Criciúma, clube que o revelou, aconteceu na manhã do dia 17 de janeiro de 2023.
Por Enio Biz
30/07/2024 - 08:55 Atualizado em 30/07/2024 - 09:00
O técnico Cláudio Tencati inicia efetivamente nesta terça-feira (30), às 15h, a preparação da equipe para o jogo contra o Atlético/MG, que está marcado para sábado (3), às 20h, no Estádio Heriberto Hülse.
Ontem a tarde, apenas os goleiros foram para o gramado. Os demais atletas ficaram na academia.
Exceto, Matheusinho. Jogador também foi para campo. Ele se recupera de uma lesão muscular, deixou o departamento médico e entra na fase de transição. Deve ficar à disposição para o jogo contra o Fortaleza.
Já o atacante Arthur Caíke segue fora. Também com lesão muscular, atleta deve ficar à disposição para o jogo contra o Vasco.
Felipe Vizeu segue com dor lombar. Criciúma vai consultar um especialista para avaliar melhor o jogador.
O volante Barreto, substituído no intervalo contra o Juventude no último sábado (27) com dores na posterior, vai ser submetido a exames de imagem para saber se há lesão ou não.
Por suspensão, Rodrigo está fora do jogo. Tobias Figueiredo e Walisson Maia brigam pela vaga na defesa.
Por Enio Biz
29/07/2024 - 16:43 Atualizado em 29/07/2024 - 17:04
O atacante Eder vai encerrar a vitoriosa carreira no futebol. Jogador, de 37 anos, fará no sábado (3), contra o Atlético-MG, o último jogo como jogador.
Eder deverá sair como titular. A tendência é o jogador sair no intervalo e, nesse tempo, deverá ser homenageado diante da torcida.
Eder passará a exercer a função de superintendente de futebol a partir do dia 5 de agosto. Ele trabalhará ao lado do novo executivo de futebol, Juliano Camargo.
O atacante concederá entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (30), provavelmente às 10h, na sala de imprensa Clésio Burigo no Estádio Heriberto Hülse.
A equipe sub-20 do Criciúma entrou em campo neste domingo (28) pela partida de ida da semifinal do Campeonato Catarinense. Jogando no Estádio Dr. Hercílio Luz, em Itajaí, o Tigre empatou com o Marcílio Dias em 2 a 2. Lira e Thiaguinho marcaram os gols do tricolor carvoeiro.
O confronto da volta está marcado para a próxima segunda-feira (5), às 17h, no Estádio Heriberto Hülse.
Na outra semifinal, o Barra venceu o Hercílio Luz por 2 a 0, em Tubarão.
Sub-15 e Sub-17 entram em campo na próxima semana
As equipes sub-15 e sub-17 do Criciúma entram em campo no próximo dia 10 de agosto pelas partidas de ida das semifinais do Campeonato Catarinense. O adversário nas duas categorias será o Figueirense. Os jogos acontecem no CT do Cambirela, em Palhoça.
As partidas de volta serão no dia 17 de agosto, em Criciúma.
Por Enio Biz
29/07/2024 - 12:56 Atualizado em 29/07/2024 - 13:09
É questão de tempo para que o Criciúma confirme a volta de Juliano Camargo como executivo de futebol. O contrato está, inclusive, já assinado.
É só o tempo de Juliano avisar a direção do Botafogo/SP. A apresentação deve acontecer no dia 5 de agosto.
O nome do novo executivo de futebol gerou divergências. O técnico Cláudio Tencati teria indicado o nome de Ari Barros, do Paysandu.
No entanto, Eder tem uma influência muito grande. Não à toa será o novo superientendente de futebol. Eder indicou Juliano Camargo e foi essa interferência que fez com que o presidente Vilmar Guedes cedesse e optasse por ele para assumir como executivo.
Há informações, inclusive, que os jogadores não queriam a saída do Alex Brasil.
Eder está prestes a encerrar a carreira. O último jogo pode ser sábado (3), contra o Atlético/MG. Anúncio pode acontecer nesta terça-feira (30) em entrevista coletiva.
O atacante Yannick Bolasie vinha de três jogos não sendo titular. O jogador estava se recuperando de sintomas gripais. Havia ficado de fora do time inicial nas partidas contra Corinthians, Flamengo e Fortaleza.
No sábado, contra o Juventude, Bolasie voltou ao time titular. Mais do que isso. Ele teve três chances no jogo e marcou dois gols, na vitória por 2 a 1.
Na Série A, Bolasie chegou ao quarto gol e é o vice-artilheiro da equipe no Campeonato Brasileiro. O atacante foi responsável ainda por três assistências.
Jogador foi relacionado em 16 jogos e foi titular em 12 partidas.
O místico dia 27
Yannick Bolasie não foi o primeiro jogador do Criciúma a marcar dois gols em uma única partida no Brasileirão.
O primeiro foi Fellipe Mateus. O meia fez dois gols na vitória por 4 a 0 sobre o Vasco da Gama, em São Januário.
O jogo contra o Vasco ocorreu no dia 27 de abril. O jogo contra o Juventude foi no dia 27 de julho.
Por Enio Biz
29/07/2024 - 07:49 Atualizado em 29/07/2024 - 07:50
No sábado (27), contra o Juventude, o Criciúma voltou a vencer após cinco jogos. Voltou a vencer fora de casa, já que o time vinha de quatro derrotas seguidas longe dos seus domínios. Com o resultado positivo, o Criciúma chega a 21 pontos e, nesse momento, ocupa a 12ª posição no Campeonato Brasileiro.
O próximo jogo será sábado (3), contra o Atlético/MG, às 20h, no Estádio Heriberto Hülse, em jogo válido pela 21ª rodada.
Para esse jogo, o técnico Cláudio Tencati não poderá contar com o zagueiro e capitão Rodrigo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Arthur Caíke, com lesão na musculatura adutora da coxa esquerda, e Matheusinho, com lesão na posterior da coxa direita, seguem entregue ao departamento médico e continuam fora.
Já as situações de Felipe Vizeu, com dor lombar, e Eder, com desconforto na musculatura adutora da coxa direita, serão reavaliados ao longo da semana.
Barreto foi substituído no intervalo do jogo de sábado com contratura na posterior da coxa direita. Não deve ser problema pra sábado que vem, diante do Galo.
A reapresentação dos jogadores ocorre na tarde desta segunda-feira (29), às 15h, no CT Antenor Angeloni.
Por Enio Biz
28/07/2024 - 16:56 Atualizado em 28/07/2024 - 17:15
Depois da saída de Alex Brasil, atenções se voltaram para o novo profissional que assumiria o futebol do Criciúma.
Na sexta-feira (26), trouxemos a informação aqui no Blog que dois profissionais seriam contratados: um executivo e um diretor.
O presidente Vilmar Guedes gravou um comunicado oficial no sábado (27) pela manhã, onde confirmou que o diretor já havia assinado contrato. Guedes já havia dado a letra: uma pessoa que já está no clube.
No sábado à noite veio o nome de Marco Aurélio Cunha, executivo de futebol do Figueirense. Não procedia. Ele nem foi consultado.
E neste domingo (28), surgiu a informação de que Juliano Camargo, atualmente no Botafogo/SP, estaria retornando. E o segundo nome seria do atacante Eder. Informação foi trazida primeiramente pelo comentarista da Rádio Cidade Em Dia, Reginaldo Corrêa, e confirmado pelo Blog.
Por ser SAF, a saída de Juliano Camargo precisa ter um trâmite diferente, o que explica o cuidado do presidente Vilmar Guedes em não confirmar a informação.
O que explica também o não retorno das ligações e mensagens que enviamos à Juliano Camargo.
A saída de Juliano Camargo do Criciúma, em 2022, foi traumática. Houve uma certa rusga entre ele e Vilmar Guedes.
Eder teria convencido o presidente a ceder e procurar Juliano Camargo.
Havia dois nomes na mesa: Juliano Camargo e Ari Barros, do Paysandu. Esse último, trabalhou com Cláudio Tencati.
Pesou a boa relação de Camargo com a comissão técnica e com a maioria dos atletas.
Eder está prestes a encerrar a carreira. O último jogo dele, talvez, será contra o Atlético/MG no próximo sábado (3), no Estádio Heriberto Hülse.
Se tudo ocorrer dentro do planejado, os dois serão apresentados no dia 5 de agosto.
Por Enio Biz
28/07/2024 - 12:46 Atualizado em 28/07/2024 - 12:50
Conversei nessa manhã com o executivo de futebol do Figueirense, Marco Aurélio Cunha.
Na noite deste sábado (27), o nome do dirigente foi apontado como sendo o possível novo executivo de futebol do Criciúma. Informação havia sido dada pelo jornalista Alisson Francisco, da NDTV.
"Não sei de onde surgiu isso. Não teve nenhuma conversa", dispara Marco Aurélio.
Por Enio Biz
27/07/2024 - 21:14 Atualizado em 27/07/2024 - 21:22
O presidente do Criciúma, Vilmar Guedes, já havia informado que o clube já teria contratado um diretor de futebol e estaria próximo do acerto com um executivo de futebol.
O executivo pode ser Marco Aurélio Cunha, atualmente exercendo a função no Figueirense. A informação foi dada pelo jornalista Alisson Francisco, da NDMais.
De acordo com as informações, negociações estariam avançadas entre o dirigente e a direção do Criciúma.
Caso se confirme, Marco Aurélio Cunha seria apresentado no próximo dia 5 de agosto.
Por Enio Biz
26/07/2024 - 18:03 Atualizado em 26/07/2024 - 18:18
O presidente Vilmar Guedes acompanha a delegação do Criciúma em viagem para Caxias do Sul. Neste sábado (27), o Tigre encara o Juventude, às 19h, no Estádio Alfredo Jaconi.
Conversei há pouco com o presidente. Ele me informou que o clube terá, nos próximos dias, um executivo e um diretor de futebol.
Palavras do presidente: "o nome do executivo está 100% certo e fechado. Já o nome do diretor de futebol está 98% fechado. Queremos apresentar os dois profissionais simultaneamente. Isso deve ocorrer nos próximos dias".
Tentei arrancar o nome desses profissionais, mas sem sucesso.
A equipe sub-20 do Criciúma entra em campo neste domingo (28) pela partida de ida da semifinal do Campeonato Catarinense. O adversário será o Marcílio Dias. O confronto começa às 15h, no Estádio Dr. Hercílio Luz, em Itajaí.
A partida de volta está marcada para o dia 3 de agosto, no CT Antenor Angeloni.
Na outra semifinal, Hercílio Luz e Barra se enfrentam, em Tubarão.
As quatro equipes já estão garantidas na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2025.
Por Enio Biz
26/07/2024 - 14:36 Atualizado em 26/07/2024 - 14:47
Exame de imagem apontou lesão grau 2 na posterior da coxa do atacante Arthur Caíke. Jogador deverá ficar entregue ao departamento médico de uma a três semanas.
De acordo com as informações, o jogador sentiu dores ainda na partida contra o Corinthians. Porém, para não desfalcar a equipe, Arthur Caíke ainda foi relacionado para os jogos contra Flamengo e o Fortaleza.
Arthur Caíke nem viajou com a delegação para Caxias do Sul.
Outro que não foi para a serra gaúcha foi o atacante Eder, com desgaste físico.
Quem também está entregue no departamento médico é Matheusinho. Jogador trata uma lesão na posterior da coxa direita. Ele deve ficar afastado dos gramados por, pelo menos, mais 15 dias.
O Criciúma ainda não concluiu os 19 jogos do primeiro turno. Ainda faltam duas partidas, contra Grêmio e RB Bragantino. A CBF não definiu as datas dessas partidas. No entanto, o tricolor pode se tornar a segunda equipe na história dos pontos corridos no Campeonato Brasileiro a marcar gol em todos os jogos do primeiro turno. O Tigre, até aqui, balançou a rede de todos os adversários em 17 jogos.
Foram 24 gols feitos. O problema é a defesa que sofreu 27.
O volante Barreto enaltece o setor ofensivo, mas prega equilíbrio à defesa.
"Da parte ofensiva a gente não tem do que reclamar. Está marcando em todos os jogos. Temos que buscar o equilíbrio de ataque e defesa, porém, é uma marca importante que mostra a força do nosso grupo. Gols não apenas dos atacantes, mas um rodízio de gols da equipe inteira. É uma marca até rara de acontecer. Importante para mostrar a força do nosso grupo", afirma o jogador.
Barreto ficou fora do último jogo por suspensão. Dos 17 jogos, ele foi titular em 16, marcou dois gols e deu uma assistência.
O técnico Cláudio Tencati terá que mexer no ataque para a partida contra o Juventude neste sábado (27), em Caxias do Sul. Arthur Caíke, com lesão no adutor, e Eder, por desgaste físico, não devem viajar com a delegação.
Com isso, Bolasie e Allano podem aparecer pela primeira vez como titulares juntos na Série A. Essa é a tendência. No entanto, o técnico Cláudio Tencati ainda terá Felipe Vizeu à disposição para o setor ofensivo.
Dos 17 jogos da equipe até aqui no Campeonato Brasileiro, Tencati utilizou duas duplas de ataque com mais frequência.
Bolasie e Arthur Caíke foram titulares juntos em cinco jogos (Vasco, Bahia, Atlético/GO, Vitória e Fluminense). Bolasie e Eder também atuaram juntos em cinco partidas (Palmeiras, Cuiabá, Ahletico/PR, Botafogo e Cruzeiro).
Eder e Arthur Caíke, desfalques contra o Juventude, estiveram juntos como titulares em três jogos (São Paulo, Corinthians e Fortaleza). Arthur Caíke e Allano estiveram no ataque juntos em dois jogos (Internacional e Flamengo).
Eder e Renato Kayzer foi a primeira dupla de ataque do Criciúma na Série A. Foi na estreia, diante do Juventude, no empate em 1 a 1.
Juventude e Criciúma se enfrentam na noite deste sábado (27), às 19h, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. O jogo é válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na classificação, o Tigre ocupa a 15ª posição, com 18 pontos, enquanto o time Jaconero está na 12ª colocação, com 21 pontos ganhos.
Confira as últimas informações dos times:
CRICIÚMA
O clima está quente fora das quatro linhas após a demissão do gerente de futebol, Alex Brasil. A partir de agora, Wilson Waterkemper (Wilsão) assume a função interinamente. Dentro de campo, o técnico Cláudio Tencati terá desfalques no ataque. Eder, com desgaste físico, e Arthur Caíke, com lesão no adutor, estão fora da partida.
O treinador, no entanto, terá os retornos de cinco atletas: Barreto, Claudinho, Allano, Tobias Figueiredo e Ronald.
O provável Criciúma para encarar o Juventude deve ter Gustavo; Claudinho, Rodrigo, Wilker Ángel e Trauco; Barreto, Newton, Marcelo Hermes e Fellipe Mateus; Bolasie e Allano.
JUVENTUDE
O técnico Jair Ventura não poderá contar com João Lucas e Zé Marcos, suspensos. Por outro lado, Rodrigo Sam e Jadson ficam à disposição após cumprirem suspensão. Na lateral-direita, Ewerthon, Gabriel Inocêncio e João Vitor brigam por uma vaga.
Por Enio Biz
26/07/2024 - 07:43 Atualizado em 26/07/2024 - 07:52
A CBF confirmou a arbitragem para Juventude e Criciúma. O confronto está marcado para este sábado (27), às 19h, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.
João Vitor Gobi (SP) apita o jogo. Ele tem 28 anos e é personal traning. Gobi trabalhou na vitória do Criciúma contra o Cruzeiro por 1 a 0, no dia 3 de julho.
Os auxiliares serão Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA) e Leandro Matos Feitosa (SP).
O árbitro de vídeo será Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ).
Por Enio Biz
25/07/2024 - 19:53 Atualizado em 25/07/2024 - 20:07
Conversei há pouco com o ex-gerente de futebol do Criciúma, Alex Brasil. Perguntei qual o sentimento dele com a decisão. Alex foi enfático: "Ingratidão".
Perguntei como estava a relação dele com Guedes. Alex disse que "absolutamente normal" e, por isso, foi pego de surpresa com a decisão da demissão.
Guedes queria que a demissão foi em comum acordo. Alex Brasil não aceitou.
O agora ex-dirigente informou ainda que uma das últimas ações, sem saber que era a última, foi sentar com Matheusinho, acertar reajustes no salário, e garantir que o meia-atacante permanecesse no clube até o final da temporada.
Alex Brasil tem uma ótima relação com os atletas do Criciúma. A pergunta é: de que forma o grupo vai receber a demissão de Alex.
Alex confidenciou que, nesse período no Criciúma, teve duas oportunidades para ir para o Vasco e também para o Goiás, mas preferiu continuar no clube.
Informou ainda que nesta quinta-feira (25) aguardava uma resposta do atacante Diego Herazo, do San Lorenzo/ARG. Jogador optou por não vir para o Criciúma.
O convidei para conceder uma entrevista, mas disse que nesse momento prefere não se manifestar. Quem sabe nos próximos dias.