O Campeonato Catarinense de Futebol de 2013 da Divisão Principal, ou Catarinense Chevrolet 2013, devido ao patrocínio, foi a 90ª edição da principal divisão do futebol catarinense.
O campeonato contou com a participação de 10 clubes. O campeão e o vice disputaram a Copa do Brasil de 2014. O campeonato também deu uma vaga para o Série D do campeonato brasileiro.
O Camboriú, com duas rodadas de antecedência, foi o primeiro clube rebaixado para a divisão especial de 2014, ao ser derrotado pela Chapecoense, por 2 a 1, na 16ª rodada, em Chapecó.
Na rodada seguinte, o Guarani de Palhoça enfrentou também a Chapecoense e o empate em 0 a 0, no Estádio Renato Silveira, decretou o rebaixamento do clube da Grande Florianópolis.
Pelo regulamento asa 10 equipes jogaram em turno e returno com o campeão de cada turno classificado para as semifinais. Além dos campeões de cada turno as duas equipes com melhor pontuação na classificação geral também disputaram as semifinais.
A Chapecoense foi a campeã do primeiro turno, o Criciúma venceu o segundo e pela maior pontuação Figueirense e Avaí também foram semifinalistas.
O Verdão do Oeste eliminou o Figueirense e o Criciúma superou o Avaí apesar de ter perdido na Ressacada por 3x2. Como venceu no Heriberto Hülse por 1x0 tinha o privilégio de dois resultados iguais por ter feito maior pontuação na primeira fase.
Na decisão o Criciúma em casa, venceu no primeiro jogo a Chapecoense por 2x0. Perdeu o jogo da volta em Chapecó, mas foi campeão pelo melhor saldo de gols no confronto final.