No Almanaque da Bola de ontem vimos que Cuba, país caribenho, foi o primeiro representante da CONCACAF, Confederação de Futebol da América do Norte, Central e do Caribe na disputa das Copas do Mundo.
Cuba disputou apenas um Mundial, o de 1938 na França.
Outro representante da CONCACAF, o Canadá país da América do Norte também participou de apenas uma Copa do Mundo, em 1986 no México.
O Canadá para chegar ao Mundial disputou as eliminatórias da CONCACAF no grupo 01 da segunda fase enfrentando Guatemala e Haiti. Terminou em primeiro lugar no grupo com três vitórias e um empate.
Venceu o Haiti duas vezes por 2x0, a Guatemala por 2x1 jogando em Vancouver e empatou com a mesma Guatemala em 1x1 em jogo disputado na capital guatemalteca.
Na fase final das eliminatórias Canadá enfrentou Honduras e Costa Rica. Venceu Honduras duas vezes, em casa por 2x1 e fora de casa por 1x0. Empatou duas vezes com Costa Rica, por 0x0 e 1x1.
Somou seis pontos na fase final e foi para o México.
A campanha do Canadá na Copa do Mundo de 1986 foi horrível. Fez apenas os três jogos da primeira fase e sofreu três derrotas. Perdeu para a França por 1x0, para a Hungria por 2x0 e também por 2x0 para a União Soviética.
O Canadá saiu da Copa sem marcar um golzinho sequer.