O campeonato brasileiro de futebol foi disputado pela primeira vez em 1971. Até então a competição mais importante do país era o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, disputado pelos grandes times de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia e Paraná.
Em 1971 a competição que foi denominada em campeonato nacional começou com 20 equipes e o primeiro campeão foi o Atlético Mineiro treinado por Telê Santana.
O campeonato nacional ficou marcado pelas mudanças do regulamento, as famosas viradas de mesa que sempre protegeram os grandes clubes em detrimento dos médios e pequenos.
Esta mania tipicamente brasileira durou até 2001 quando começou a moralização e o campeonato brasileiro ganhou credibilidade. O regulamento passou a ser respeitado e aos poucos a competição passou a tomar forma até que em 2003 passou a ser disputada com 24 times no sistema de pontos corridos.
Em 2006 o limite foi diminuído e somente 20 equipes passaram a jogar o campeonato e a cada ano os quatro últimos são rebaixados para a série B.
Também em 2006 foi implantada a série B também com 20 times no mesmo sistema da primeira divisão. No mesmo ano a série C teve grande valorização, afinal de contas jogar a segunda divisão é um grande negócio pela importância e visibilidade.
Ainda por questões financeiras e terceira divisão é disputada por divisão regional, mas vai ganhando visibilidade e certamente num futuro não muito distante será também jogada no mesmo sistema das divisões maiores.
Finalmente em 2009 foi implantada a série D ainda inchada, mas certamente nas próximas temporadas terá seu regulamento parecido com as outras divisões e o campeonato brasileiro que já ganhou credibilidade poderá ter um maior crescimento técnico com as quatro divisões bem definidas pelo país a fora.