Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

A guerra e o calendário

Almanaque da Bola #399

Por João Nassif 25/08/2019 - 09:00

A Segunda Guerra Mundial alterou totalmente o calendário do mundo esportivo. 

Não houvesse o conflito, os Jogos Olímpicos de 1940 seriam realizados em Tóquio o que somente ocorreu em 1964. O Campeonato Mundial de Futebol de 1942 seria realizado na Alemanha. 

A guerra interrompeu toda programação e os alemães sediaram o evento somente 32 anos depois. No Congresso da FIFA em Tóquio, em 1964, foi decidido que o México em 1970 e a Alemanha em 1974 seriam sedes do Mundial. 

Coincidentemente o México organizou os Jogos Olímpicos de 1968 e a Alemanha os de 1972. Pelos acontecimentos de Munique, com o assassinato de judeus por comandos palestinos, o Mundial de 1974 foi marcado por uma segurança sem precedentes, com cães de guarda, policiais fortemente armados e concentrações que eram verdadeiras prisões. 

Felizmente não ocorreu nenhum incidente, mas o espetáculo esportivo perdeu um pouco de seu brilho. 

Como o Troféu Jules Rimet foi conquistado em definitivo pelo Brasil, por ter vencido três campeonatos, em 1974 a FIFA instituiu nova Copa para premiar os futuros campeões mundiais. 

Depois de examinar 53 projetos, a entidade decidiu pelo trabalho de um escultor italiano, Sílvio Gazzaniga. O troféu, uma estatueta em ouro maciço, com 37 centímetros de altura, confeccionada em Milão e que custa 100 mil francos suíços. 

A FIFA decidiu que não haverá um ganhador definitivo do novo troféu que ficará em poder transitório dos vencedores por quatro anos, depois recebendo uma réplica um pouco menor.
 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito