A Taça dos Campeões Europeus de futebol, embrião da hoje UEFA Champions League, foi disputada pela primeira vez na temporada 1955/1956.
O torneio teve a participação de 16 clubes e o campeão foi o Real Madrid que venceu na decisão o time francês Stade de Reims no Parc des Princes em Paris.
Os clubes participantes foram escolhidos pela revista francesa L’Equipe baseados na representatividade e prestigio dos clubes na Europa. Um dos escolhidos foi o Chelsea da Inglaterra que foi impedido pela Liga de Futebol Inglesa que via o torneio como intruso nas competições locais.
Entre os clubes convidados estava um representante do Sarre, protetorado desde o final da Segunda Guerra Mundial era administrado pelo França e somente em 1957 é que retornaria à República Federal Alemã.
Na primeira fase, as oitavas de final, o Saarbrucken, clube do Protetorado do Sarre enfrentou o Milan da Itália e mesmo vencendo o primeiro jogo por 4x3 foi eliminado na partida de volta com a derrota por 4x1.
Depois de duas fases, numa das semifinais o Real Madrid eliminou o Milan depois de vencer em Madrid por 4x2 e ser derrotado na Itália por 2x1. Na outra o Stade de Reims passou pelo Hibernian da Escócia com duas vitórias, por 2x0 na França e 1x0 em território escocês.
Na final disputada em Paris em jogo único o Real Madrid venceu o Stade de Reims por 4x3.
No primeiro torneio dos Campeões da Europa foram marcados 127 gols em 29 jogos com a média de 4,38 gols por partida. Milos Milutinovic do Partizan da Iugoslávia foi o artilheiro com oito gols.