Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

As Taças do século passado

Almanaque da Bola #640

Por João Nassif 23/04/2020 - 14:57

Em tempos passados a seleção brasileira não se reunia com a frequência de hoje, não havia superposição do calendário e muito menos se falava em datas FIFA. 

A seleção pouco viajava para enfrentar adversários europeus e os confrontos eram muitos mais entre os sul-americanos. Poucos amistosos, mas muitos jogos valendo pelo campeonatos sul-americanos e disputas valendo taças com alguns países da vizinhança. 

Seleção brasileira nos anos 1960

Contra o Uruguai a seleção brasileira disputava a Copa Rio Branco, contra os argentinos a Copa Roca, contra o Paraguai a Taça Osvaldo Cruz e contra o Chile o troféu Bernardo O’Higgins.   

Em todos estes torneios a seleção brasileira levou vantagem, inclusive no Superclássico das Américas disputado contra a Argentina em substituição à Copa Roca.

Em sete edições do troféu Bernardo O’Higgins de 1955 até 1966 o Brasil venceu quatro e o Chile duas, com o empate na última edição as duas seleções foram declaradas vencedoras. 

Contra o Paraguai na disputa da Taça Osvaldo Cruz entre 1950 e 1976 a seleção brasileira venceu todas as oito edições que foram realizadas.

A Copa Rio Branco foi disputada entre 1931 e 1976. O Brasil venceu sete das 11 edições e como aconteceu no Bernardo O’Higgins em 1967 o título ficou dividido, pois Brasil e Uruguai empataram os três jogos realizados.

Finalmente a disputa com a Argentina entre 1914 e 2014 resultou em 11 vitórias da seleção brasileira e apenas quatro dos argentinos. Estão computados os jogos pela Copa Roca e pelo Superclássico das Américas. Em 1971 o título também foi dividido. 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito