A Copa do Brasil começou com 80 clubes do total de 92, cujos 12 entrarão somente a partir da terceira fase com início previsto para segunda quinzena de abril.
A primeira fase foi composta por 38 clubes da série D do campeonato brasileiro, o maior contingente. Os representantes da série A foram em número de 10, 16 da série B, 13 da série C e 03 clubes que não irão disputar o campeonato brasileiro em 2022, os chamados sem divisão.
A zebra andou galopando na primeira fase e clubes menores ranqueados nos critérios da CBF surpreenderam alguns do primeiro escalão do futebol brasileiro. Como exemplo o Mirassol da série C que eliminou o Grêmio que é da série A o pequeno Globo-RN, série D que tirou o Internacional da competição.
No total 15 clubes da série D conseguiram avançar no torneio. Também ultrapassaram a primeira fase 09 clubes da série A, 07 da série B, 07 da série C e somente 01, o Glória de Vacaria entre os sem divisão.
Ainda está faltando o último classificado para a terceira fase que será decidida no meio da semana entre Vitória-BA da série C e o Glória. Sem saber o resultado deste confronto estão classificados para a terceira fase até agora 08 clubes da série A, 04 da série B, apenas 01 da série C e 06 da série D.
Com o resultado deste último jogo teremos os 20 classificados para a terceira fase. Outros 12 das mais diversas competições nacionais de 2021 completarão os 32 que por sorteio irão decidir quem passará para as oitavas de final e assim sucessivamente até chegarmos ao campeão.
Só lembrando que a partir desta terceira fase os jogos serão disputados no modelo mata-mata.