Logo na primeira rodada da série B os times mandantes levaram enorme vantagem sobre seus adversários. Dos 10 jogos, oito foram vencidos pelos donos da casa, houve um empate e apenas a Ponte Preta foi derrotada no seu estádio.
Três times que foram rebaixados da série A em 2017 foram derrotados na estreia. Além da Ponte Preta, Avaí e Coritiba perderam como visitantes. O único entre os rebaixados que venceu foi o Atlético-GO que fez 3x2 no Criciúma.
Entre os quatro que vieram da série C do ano passado, três venceram em casa. Sampaio Correa, CSA e Fortaleza e o São Bento empatou fora de casa em 1x1 com o Brasil de Pelotas.
A série B começou com 23 gols marcados. A média de 2,3 gols por jogo é normal, pois os campeonatos estaduais pelo país não alcançaram média muito maior, reflexo do baixo nível técnico das equipes. Entre os 20 times somente o Atlético-GO conseguiu marcar mais que dois gols, fruto das falhas do setor defensivo do Criciúma.
Tito, atacante do Atlético-GO foi o artilheiro da rodada com dois gols.
Se a média de gols não é das melhores, no aspecto disciplinar os times andaram bem na primeira rodada. Ninguém foi expulso e foram aplicados 48 cartões amarelos.