ãoA seleção brasileira disputou primeira vez jogos pelas eliminatórias visando a Copa do Mundo de 1954 na Suíça, a quinta edição do torneio.
Na primeira em 1930 a seleção brasileira participou pelo convite da FIFA, a segunda em 1934 pela desistência do Peru, a terceira em 1938 por ter sido o único país inscrito pela América do Sul e na quarta pelo fato de ter sido o país anfitrião.
Para o Mundial na Suíça o Brasil disputou no grupo tendo como adversários Paraguai e Chile. Todos os jogos foram disputados no mesmo ano da Copa e a caminhada da seleção começou no dia 28 de fevereiro com vitória por 2x0 em Santiago do Chile.
Do Chile a seleção foi para Assunção derrotar o Paraguai por 1x0.
Nos jogos da volta mais duas vitórias no Maracanã sobre o Chile por 1x0 e sobre o Paraguai por 4x1. A seleção brasileira terminou invicta as eliminatórias marcando oito gols e sofrendo apenas um.
O artilheiro da campanha foi o centroavante Baltazar que marcou cinco dos oito gols da seleção. Julinho Botelho marcou dois e Pinga um. O técnico do Brasil era Zezé Moreira que inclusive comandou o time no Mundial. Na Suíça a seleção chegou às quartas de final e foi eliminada pela Hungria com derrota por 4x2.