Periodicamente a FIFA divulga o ranking de suas 211 seleções filiadas. A pontuação de cada seleção obedece a critérios de coeficientes estabelecidos pela entidade e posiciona as seleções de acordo com o grau de dificuldade de cada competição seja amistosa ou oficial de acordo com a organização de cada uma das seis Confederações filiadas a FIFA.
Por exemplo, a CONMEBOL, Confederação Sul-Americana de Futebol com 10 países filiados e que em seu ranking tem o Brasil na primeira posição. No ranking da FIFA o Brasil é o segundo colocado somente atrás da líder Bélgica.
A segunda posição na CONMEBOL está o Uruguai que é o quinto colocado no ranking da FIFA. A Colômbia está em terceiro lugar entre as seleções sul-americanas e é a oitava no ranking da FIFA.
A Argentina está em quarto lugar no ranking da CONMEBOL e é a 10º na FIFA, portanto quatro seleções sul-americanas estão entre as 10 primeiras entre todas as 211 seleções do futebol mundial.
Só completando o ranking da CONMEBOL, aparece o Chile na quinta posição, o Peru na sexta, a Venezuela na sétima, o Paraguai na oitava e o Equador na nona posição.
A última seleção no ranking da Confederação Sul-Americana é a Bolívia décima colocada e que ocupava a posição de nº 73 no ranking da FIFA.