De 1924 quando foi disputado pela primeira vez, o campeonato catarinense teve várias denominações até chegar em 2020 como série A. Nas suas quatro primeiras edições era disputado somente por clubes de Florianópolis.
De 1924 até 1985 foi disputado com o nome de Campeonato Catarinense e não foi realizado apenas em 1946 pelo fato da Federação Catarinense de Desportos ter sido penalizada pela CBD por ter se recusado a enfrentar a seleção paranaense no Campeonato Brasileiro de Seleções. As atividades do futebol profissional em Santa Catarina foram suspensas por um ano. Em 1933 o campeonato não chegou ao final.
O Avaí foi o maior vencedor nas 59 edições do Campeonato Catarinense com 11 títulos. O Joinville foi nove vezes campeão e o Figueirense oito. Metropol e América de Joinville conquistaram cinco títulos cada um, o Caxias também de Joinville foi três vezes campeão, o Hercílio Luz de Tubarão e o Olímpico de Blumenau duas. Foram campeões apenas uma vez o Externato, o Catarinense e o Paula Ramos de Florianópolis, o Lauro Muller, o CIP de Itajaí, o Ipiranga de São Francisco, o Marcílio Dias, o Operário de Joinville, o Carlos Renaux de Brusque, o Perdigão de Videira, o Internacional de Lages, o Ferroviário de Tubarão, o Comerciário e a Chapecoense.
A partir de 1986 foi chamado de Campeonato Catarinense da 1ª Divisão, denominação que durou até 2003.
Nesta nova denominação foram disputados 18 campeonatos. O maior vencedor foi o Criciúma com sete títulos. A seguir vem o Figueirense com quatro, o Joinville com três o Avaí com dois e Brusque e Chapecoense com um título cada.
Nos dois anos seguintes foi chamado de Série A1, de 2006 a 2013 de Divisão Principal e a partir de 2014 até hoje de Série A.
Criciúma e Figueirense, uma vez cada foram campeões da Série A1. Das oito disputas da Divisão Principal o Avaí foi campeão três vezes, Figueirense e Chapecoense duas e o Criciúma uma.
A Série A do campeonato catarinense está em sua 7ª edição. O Figueirense já venceu três, a Chapecoense duas e o Avaí uma vez, justamente na última edição em 2019.