O campeonato brasileiro teve sua primeira edição em 1971 e o campeão foi o Atlético Mineiro que derrotou Botafogo e São Paulo no triangular final.
Era época do formulismo a CBF e as Federações mudavam os regulamentos todos os anos e muitas vezes imperava a política que privilegiava clubes que não conseguiam permanecer nas divisões principais e as viradas de mesa eram constantes.
Em 1975, por exemplo, o campeonato foi disputado por 42 equipes divididas em quatro grupos. Dois o A e o B com 10 cada um e dois o C e o D com 11 na primeira fase. Naquela época não existia o ranking da CBF de clubes e Federações e a divisão dos clubes era aleatória.
Passaram para a segunda fase cinco equipes de cada grupo, portanto 20 se classificaram e foram novamente divididos, agora em dois grupos de 10 times em cada um. Os seis primeiros colocados de cada grupo passaram para a terceira fase.
Os 22 que não conseguiram classificação na primeira fase foram disputar uma repescagem divididos em quatro grupos. Os primeiros colocados se credenciaram para disputar a terceira fase do campeonato.
Chegamos, portanto a terceira fase com 16 clubes, novamente divididos, agora em duas chaves com oito em cada uma. Os dois primeiros de cada chave foram para o enfrentamento na fase semifinal.
Num grupo o primeiro colocado foi o Fluminense com o Cruzeiro em segundo. No outro o Santa Cruz de Recife chegou em primeiro com o Internacional na segunda colocação.
As semifinais foram disputadas em jogo único com os primeiros colocados tendo o privilégio de jogar em casa. O Internacional derrotou o Fluminense no Maracanã por 2x0 e o Cruzeiro venceu em Recife por 3x2.
A decisão foi no Beira Rio e o Internacional ganhou seu primeiro campeonato brasileiro vencendo o Cruzeiro por 1x0 com público de mais de 82 mil pessoas.