A Série B de 2022 foi a mais difícil para os times médios e pequenos do futebol brasileiro. A presença do Cruzeiro, Grêmio e Vasco da Gama, em princípio deixava apenas uma vaga em aberto para o acesso. Bahia e Sport também podem ser incluídos na primeira prateleira entre os times da Série B.
Depois de 11 rodadas, o Cruzeiro era o primeiro colocado com 28 pontos trazendo o Bahia em segundo com 22, o Vasco da Gama em terceiro com 21 e o Sport com 18 na quarta posição. O Grêmio era o quinto colocado com 17.
Agora, em 2023, apenas o Sport que foi sétimo colocado no campeonato anterior é cotado como favorito para o acesso. E vai justificando este favoritismo, pois atingiu a quarta posição com 20 pontos a cinco pontos do líder Vitória e com dois jogos a menos.
Além do Sport, Vitória, Vila Nova-GO, Criciúma e Ceará são times com tradição e estão entre os sete melhores depois de disputadas 11 rodadas.
Ainda é cedo para cravarmos os quatro que irão subir, mas comparando com 2022 o campeonato deste ano vai mostrando uma tendência que deixa em aberto a briga pelas quatro primeiras posições.
Só lembrando que, em 2022, o Criciúma estava na nona posição com 13 pontos depois de 11 rodadas. Agora, é o quinto colocado com 20 pontos depois de 11 jogos.