O jogo de hoje a noite no Heriberto Hülse tem característica de nostalgia, revivendo épocas passadas quando Criciúma, mas muito mais Comerciário e Próspera faziam um clássico que parava a cidade.
Era uma época de ouro do futebol de Criciúma com a quase totalidade de times que representavam as mineradoras que eram à época o motor que movimentava a economia da cidade.
O Comerciário, único intruso no domínio das equipes carboníferas era o time do centro, fundado por abnegados representantes do comércio, profissionais liberais e outros que se colocaram ao redor do azul e branco, o chamado Bacharel.
O Próspera forjado nas minas de carvão da cidade era o time representante dos mineiros que torciam contra os mais poderosos, mas sempre com a vontade dos humildes, tanto é que até hoje mantém o espírito do Time da Raça.
Bons tempos que certamente não mais voltarão, mas que de tempos em tempos um jogo como o de hoje traz a memória os confrontos que ajudaram os times manterem a mística de meados do século passado.
Criciúma x Próspera hoje no Heriberto Hülse vai colocar os dois frente a frente em situações diferentes no campeonato, mas de muita responsabilidade por ser um confronto direto no posicionamento da classificação. Os dois se obrigam a vencer.
Ao Criciúma que ainda não ganhou em seis partidas uma vitória o colocará na possibilidade de sair do rebaixamento dependendo do jogo do Figueirense que joga mais cedo em casa contra o Hercílio Luz. Mesmo se continuar na zona vermelha vencendo a tabela lhe é favorável e poderá lutar pela classificação.
Ao Próspera uma vitória lhe dá um enorme folego para sonhar com a segunda fase do campeonato, mas o mais importante é que dará um passo quase que decisivo para permanecer na série A em 2022. A tabela futura do Próspera é mais complicada, por isso a importância de vitória hoje a noite.