A Copa Africana de Nações envolve a cada dois anos os 54 países filiados à Confederação Africana de Futebol e tem sua fase final disputada num único país desde sua primeira edição em 1957.
A sede no torneio de estreia foi o Sudão e contou com apenas três participantes. A África do Sul seria a quarta seleção no torneio, mas foi desqualificada em virtude à política do apartheid do governo na época. O campeão foi o Egito.
Egito que irá sediar a 31ª edição é o maior vencedor da Copa com sete títulos conquistados. Camarões com cinco títulos e Gana com quatro são depois do Egito as seleções que mais venceram o torneio.
Para esta 31ª edição, seis seleções jogaram uma pré-classificação, classificando-se três para a disputa das eliminatórias que foram compostas por 12 grupos com quatro seleções em cada um, pois o Egito como anfitrião já estava classificado. Mesmo assim participou da fase de classificação ficando em segundo lugar em seu grupo.
A fase final será disputada por 24 seleções que formarão seis grupos na primeira fase. O torneio terá início no dia 21 de junho e a final está marcada para 19 de julho.