A Copa dos Campeões foi uma competição nacional oficial da CBF disputada pela primeira vez no ano 2000, com o objetivo de determinar o quarto representante do Brasil na Taça Libertadores da América, os outros eram o campeão da Copa do Brasil, o vencedor e o vice do Campeonato Brasileiro.
Em 2000 e 2001, participaram da Copa os vencedores do Campeonato Carioca, Campeonato Paulista, Torneio Rio-São Paulo e Copa do Nordeste. Além destes, os finalistas da Copa Sul Minas e os do triangular realizado entre os vencedores da Norte, Centro-Oeste, e o vice da Nordeste.
Em 2002, 16 times disputaram a competição, sendo estes os 6 primeiros colocados do Torneio Rio-São Paulo, os semifinalistas da Copa Sul Minas, os 3 melhores da Copa do Nordeste, além dos campeões da Copa Norte e da Centro-Oeste, além do campeão do ano anterior.
Na primeira edição em 2000 na fase pré-classificatória o São Raimundo-AM, campeão da Copa Norte, o Goiás campeão da Copa Centro-Oeste e o Vitória-BA vice da Copa do Nordeste disputaram duas vagas que ficaram com o Goiás e Vitória.
A estes times se juntaram o América e Cruzeiro, campeão e vice da Copa Sul-Minas, o Sport campeão da Copa do Nordeste, o Flamengo campeão carioca, o São Paulo campeão paulista e o Palmeiras campeão do torneio Rio-São Paulo para a disputa da primeira fase.
Divididos em quatro grupos com duas equipes cada um. Os dois primeiros de cada grupos disputaram as semifinais e o vencedores a decisão do título. Os finalistas Palmeiras e Sport se enfrentaram em jogo único no Estádio Rei Pelé em Maceió no dia 25 de julho e o time paulista venceu por 2x1 sagrando-se o primeiro campeão da Copa dos Campeões.