A Copa Sul foi um torneio criado pela CBF em 1999 o qual dava vaga ao campeão para disputar no mesmo ano a Copa CONMEBOL.O torneio foi disputado apenas por clubes dos três estados do Sul do país, cada qual com quatro representantes.
Entraram no torneio pelo Paraná: Atlético, Coritiba, Grêmio Maringá e Paraná. Por Santa Catarina: Avaí, Criciúma, Figueirense e Tubarão e pelo Rio Grande do Sul: Caxias, Grêmio, Internacional e Juventude.
Os 12 clubes foram divididos em três chaves com quatro times cada um com a classificação dos dois primeiros para a fase seguinte quando foram formadas duas chaves com três times em cada uma e somente os primeiros colocados disputariam o título.
Passaram para a fase seguinte Coritiba e Grêmio pelo Grupo A, Internacional e Paraná pelo Grupo B e Atlético Paranaense e Juventude pelo C.
Depois de divididos em dois grupos de três, sobraram para a decisão Grêmio e Paraná.
A final seria disputada em dois jogos, mas como cada qual venceu uma vez, foi necessária uma terceira partida para se apurar o campeão.
O jogo de ida foi disputado no Estádio Olímpico em Porto Alegre e o Grêmio venceu por 2x0. No segundo jogo em Curitiba deu Paraná que venceu por 2x1 no Couto Pereira.
O terceiro e decisivo jogo foi também em Curitiba, mas no Estádio Pinheirão e o Grêmio venceu por 1x0, tornando-se campeão da primeira e única Copa Sul do calendário do futebol brasileiro.