Feito o sorteio das oitavas de final da Libertadores e com o diagrama montado, quatro clubes brasileiros que estão no mesmo lado da chave poderão jogar entre si até sobrar um para a final em Santiago do Chile.
O vencedor de Palmeiras e Godoy Cruz (Argentina) enfrentará o vencedor de Grêmio e Libertad (Paraguai) nas quartas de final. Também nas quartas de final o vencedor de Flamengo e Emelec (Equador) enfrentará o vencedor de Internacional e Nacional (Uruguai).
E assim irão se enfrentando até que sobre apenas um para a decisão do título.
No outro lado da chave o Cruzeiro enfrentará o River Plate (Argentina) e caso vença o confronto irá jogar contra o vencedor de San Lorenzo (Argentina) e Cerro Porteño (Paraguai). O Athletico Paranaense se ultrapassar o Boca Juniors nas oitavas de final irá enfrentar o vencedor de LDU Quito (Equador) e Olímpia (Paraguai).
Os dois seguindo em frente somente se enfrentarão numa semifinal com o vencedor indo decidir o título em Santiago.
Numa projeção otimista ao extremo poderemos ter uma final brasileira em jogo único na capital chilena.
Numa avaliação mais racional, a possibilidade de um dos quatro brasileiros de um lado da chave chegar à final é mais plausível que um dos dois que se encontram do outro lado da chave.
É uma simples projeção que somente o desdobramento dos jogos irá confirmar ou não esta eventual possibilidade.
Como curiosidade poderemos ter nas semifinais dois confrontos da maior rivalidade local: Grêmio x Internacional e Boca Juniors x River Plate.
IMPORTANTE- Na Libertadores gol marcado fora de casa vale como critério de desempate.
Como teve a melhor campanha na fase de grupos o Palmeiras se for avançando poderá decidir em casa todos os confrontos até as semifinais.