A primeira edição da Copa Intercontinental ocorreu em 1960. Foi disputada em duas partidas entre o campeão europeu e o sul-americano, Real Madrid da Espanha e Peñarol do Uruguai, respectivamente.
O Real Madrid ganhou o direito de participar da primeira edição da Copa Intercontinental depois de vencer o Eintracht Frankfurt, da Alemanha, na final da quinta edição da Taça dos Clubes Campeões Europeus. O time espanhol havia ganho as cinco primeiras edições da competição.
O Real Madrid venceu na final o Eintracht Frankfurt por 7 a 3, sendo citado pela imprensa como a maior final realizada até aquela data, de modo que o campeão seria o representante da UEFA no torneio que definiria o melhor time do mundo.
O Peñarol ganhou o direito de participar da primeira edição do torneio, depois de vencer o Olimpia, pela primeira edição da Copa Libertadores da América, que indicou o melhor clube da América do Sul.
Após a disputa das duas partidas, o Peñarol venceu a final no placar agregado de 2 a 1, sendo campeão da Libertadores e sendo indicado pela CONMEBOL para disputar o torneio que definiria o melhor time do mundo.
A decisão da primeira Copa Intercontinental foi jogada em duas partidas. No primeiro jogo em Montevideo houve empate em 0x0.
Após esse empate sem gols, a decisão foi para Madrid. Com aproximadamente 120 mil torcedores no Santiago Bernabeu o Real Madrid conquistou o primeiro título intercontinental ao golear o Peñarol por 5x1.