A Austrália geograficamente faz parte da Oceania, mas no futebol disputa atualmente as eliminatórias para as Copas do Mundo pela Confederação de Futebol da Ásia.
Quando iniciou sua participação no cenário mundial em 1966 também disputava com os asiáticos a possibilidade de jogar uma Copa do Mundo.
Enquanto a Oceania não se organizava como Confederação a Austrália juntamente com a Nova Zelândia enfrentava países da Ásia e somente os australianos conseguiram a vaga em 1974.
A partir de 1986 a Austrália passou a fazer parte da Confederação da Oceania. Mesmo derrotando seus adversários do continente era obrigada jogar uma repescagem e somente em 2006 é que conseguiu participar de um Mundial pela segunda vez.
Foi uma classificação dramática. Os australianos venceram a disputa na Oceania e tiveram que enfrentar o Uruguai pela repescagem.
No primeiro jogo em Montevideo vitória uruguaia por 1x0. No jogo de volta em Sidney a Austrália devolveu o resultado e depois do empate na prorrogação a decisão foi para os pênaltis. Vitória da Austrália por 4x2.
A partir das eliminatórias para a Copa de 2010 a Austrália voltou a competir pela Confederação Asiática e daí em diante esteve presente em todos os Mundiais, inclusive com vaga confirmada para a Rússia em 2018.