O livro O BRASIL NAS COPAS está à venda na Livraria Fátima no calçadão da Nereu Ramos.
Hoje vou contar algumas curiosidades que marcaram a história da segunda Copa do Mundo disputada em 1950 no Brasil.
1) Brasil 7x1 Suécia e Brasil 6x1 Espanha são as duas maiores goleadas da seleção brasileira em todas as Copas do Mundo.
2) Enquanto o Brasil goleava a Espanha o público cantava “Touradas de Madri”, marchinha composta por João de Barro, o Braguinha, em 1938.
3) A Escócia desistiu de participar do Mundial no Brasil pelo fato da Inglaterra estar presente. A Escócia foi derrotada pela Inglaterra nas eliminatórias e mesmo convidados os escoceses achavam que não haveria motivos para participar de um torneio com a presença dos ingleses.
4) Devido à grande colônia italiana em São Paulo, que foi escolhida por este motivo para sede da Azurra. O jogo entre Itália e Suécia levou mais de 40 mil torcedores ao Pacaembu.
5) O Mundial de 1950 foi o único na história que não teve jogo final. Os primeiros de cada um dos quatro grupos jogaram a fase final entre si. Coincidiu que na última rodada Brasil e Uruguai decidiram o título.
6) Existem boatos que existe uma caveira de burro enterrada na trave do maracanã onde o Brasil sofreu os dois gols da virada uruguaia.