O livro O BRASIL NAS COPAS está à venda na Livraria Fátima no calçadão da Nereu Ramos.
A partir de hoje vou revelar algumas curiosidades que marcaram a história dos Mundiais de Futebol. São situações que ficaram viva na memória dos protagonistas e no imaginário de quem não teve a oportunidade de vivenciá-las.
Começo pela primeira Copa do Mundo disputada em 1930 no Uruguai.
1) O torneio só foi realizado porque a Associação Uruguaia de Futebol se comprometeu a pagar as despesas e dividir os lucros com as delegações participantes.
2) Apenas quatro países europeus aceitaram o convite para jogar o Mundial: França, Bélgica, Iugoslávia e Romênia.
3) Quando a imprensa elegeu o time ideal da primeira Copa do Mundo, apenas um brasileiro foi entrou para a lista. O volante Fausto do Vasco da Gama que em 1931 foi contratado pelo Barcelona.
4) Milhares de argentinos atravessaram o Rio da Prata para assistir a final. Mais de 10 mil homens foram destacados para fazer a segurança e evitar o conflito com os uruguaios.
5) O centro avante argentino Manuel Ferreyra não jogou contra o México porque na mesma hora tinha prova na faculdade. Em seu lugar entrou Guillermo Stabile que fez três gols, ganhou a posição e se tornou artilheiro do Mundial com oito gols. Ferreyra quando retornou foi jogar de ponta direita.