O Brasil foi escolhido pela FIFA para sediar o 20º Campeonato Mundial de futebol obedecendo à alternância de continentes que começou com a África do Sul na edição anterior. A Copa do Mundo retornou à América do Sul depois da Argentina ter sido sede em 1978 e o Brasil abrigou o evento pela segunda vez na história.
Com a definição dos países que passaram pelas eliminatórias, pela primeira vez se classificaram todos os países campeões em Copas anteriores: Uruguai, Itália, Alemanha, Inglaterra, Argentina, França e Espanha, além do Brasil, país anfitrião.
A Alemanha venceu sua quarta Copa do Mundo, a primeira depois da reunificação, repetindo 1954, 1974 e 1990 quando ainda era chamada de Alemanha Ocidental. E os alemães protagonizaram a maior goleada sofrida por uma seleção dona da casa em toda história das 20 Copas já disputadas. O 7x1 em cima da seleção brasileira numa semifinal é algo inédito e certamente tão cedo não será repetido.
Neste fatídico jogo o alemão Miroslav Klose marcou um gol e alcançou à marca de 16 gols em Mundiais superando o brasileiro Ronaldo que havia marcado 15.
Na final a Alemanha derrotou a Argentina por 1x0 na prorrogação, enquanto que a Holanda derrotou o Brasil por 3x0 na decisão do terceiro lugar.
Em 2014 na 20ª Copa do Mundo foram marcados 171 gols em 64 jogos, com a média de 2,67 gols/jogo. O artilheiro do Mundial foi James Rodriguez da Colômbia com seis gols.