O primeiro Mundial de Futebol em 1930 foi disputado por apenas 13 seleções, pois muitos países não aceitaram o convite feito por Jules Rimet, presidente da entidade.
A FIFA decidiu que os próximos Mundiais seriam disputado por 16 países.
O segundo em 1934 na Itália, contou com 16 seleções e pela primeira vez foram disputadas partidas eliminatórias com desistência de vários países inscritos.
O terceiro em 1938 foi disputado na França por 15 seleções e também teve vários países que apesar de inscritos não jogaram as eliminatórias pré-copa. A Áustria que havia se classificado não participou, pois havia sido anexada pela Alemanha de Hitler.
O quarto Mundial disputado no Brasil em 1950 voltou a contar com apenas 13 seleções, pois Escócia, Turquia e Índia que passaram pelas eliminatórias resolveram não participar.
A quinta Copa do Mundo em 1954 na Suíça foi novamente disputado por 16 seleções e a brasileira pela primeira vez disputou jogos eliminatórios. Enfrentou e derrotou duas vezes a seleção do Chile.
A partir do Mundial de 1958 a FIFA estabeleceu um padrão com as 16 seleções divididas em quatro chaves com os dois primeiros passando para as quartas de final. Somente os vencedores seguiriam adiante até a partida final.
Amanhã vou descrever o formato e a participações a partir da Copa do Mundo de 1958.