Nas 20 Copas do Mundo disputadas, 19 tiveram jogo final com as seleções vindas das semifinais. Somente em 1950, pela fórmula é que o turno decisivo foi disputado por quatro seleções e por coincidência a partida final entre Uruguai e Brasil decidiu o título.
O confronto que mais vezes aconteceu colocou frente a frente Alemanha e Argentina que decidiram o Mundial em três oportunidades. A vantagem é alemã que foi vencedora em dois destes três confrontos.
No final dos anos 1980 do século passado as duas seleções dividiam a supremacia no futebol mundial. Em 1986 na Copa do México deu Argentina que venceu por 3s2. Em 1990 a Alemanha deu o troco e venceu na Itália por 1x0.
O tira teima aconteceu no último Mundial aqui no Brasil com vitória dos alemães por 1x0 na prorrogação.
Além da Alemanha contra a Argentina somente mais um confronto se repetiu nas finais das Copas do Mundo. Foi entre Brasil e Itália que se enfrentaram duas vezes e nas duas a vitória foi brasileira.
A primeira em 1970 no México o Brasil venceu por 4x1 e em 1994 nos Estados Unidos quando a seleção brasileira venceu nos pênaltis e se tornou tetracampeão.