A campanha da seleção brasileira no Mundial de 1998 na França não foi espetacular como quatro anos antes, mas durante as várias fases do torneio foi fazendo o suficiente para chegar mais uma vez à final de uma Copa do Mundo.
Na primeira fase o Brasil venceu Escócia e Marrocos e foi derrotado pela Noruega terminando mesmo assim na primeira posição de seu grupo.
Nas oitavas de final derrotou o Chile com facilidade por 4x1 e nas quartas sofreu para eliminar a Dinamarca com vitória por 3x2 com dois gols de Rivaldo e um de Bebeto.
Nas semifinais o adversário foi a Holanda, verdadeira pedreira para a seleção brasileira chegar à decisão. Depois de fazer com Ronaldo 1x0 no primeiro minuto do segundo tempo sofreu o gol de empate quando faltavam apenas três minutos para o término do jogo. Na prorrogação ninguém marcou e o jogo foi decidido nos pênaltis.
Com aproveitamento total a seleção brasileira converteu quatro cobranças, enquanto que o goleiro Taffarel defendeu dois pênaltis cobrados pelos holandeses.
O pênalti decisivo defendido por Taffarel foi batido por Ronald de Boer.
A defesa de Taffarel e a classificação do Brasil para a final contra a França foi narrado desta forma por Galvão Bueno da Rede Globo: