A seleção brasileira foi a única que esteve presente em todas as 20 Copas do Mundo disputadas na história e com classificação garantida para a 21ª. São 104 jogos com 70 vitórias, 17 empates e 17 derrotas, marcando 221 gols e sofrendo 102.
O saldo é amplamente positivo, pois além destes números a seleção ganhou cinco Copas do Mundo, foi duas vezes vice-campeã, duas vezes terceira colocada e também duas vezes terminou o Mundial na quarta colocação. Quer dizer o Brasil esteve nas semifinais em 11 edições, mais de 50% das Copas que disputou.
Em se tratando de eliminatórias a seleção brasileira disputou 12 edições inclusive a última para a Copa na Rússia. Não precisou jogar a classificação nos quatro primeiros Mundiais e por ter sido campeão em quatro oportunidades ficou liberado de jogar a classificatória da América do Sul.
A partir de 2002 a FIFA mudou o critério e o campeão de uma Copa ficou obrigado a disputar as eliminatórias seguintes.
Ao todo nas 12 edições de eliminatórias a seleção brasileira disputou 110 jogos com 68 vitórias, 30 empates e 12 derrotas. Marcou 240 gols e sofreu 70.
Em novembro estarei lançando o livro “O Brasil nas Copas” com fichas técnicas de todos os jogos da seleção brasileira nos Mundiais e nas eliminatórias, além do resumo total, todos os jogadores que participaram, confrontos e muito mais.