A seleção brasileira participou de todos os 20 Mundiais de futebol da história disputou 104 jogos e teve no total 11 jogadores expulsos.
Os primeiros brasileiros expulsos em Copas do Mundo foram o médio volante Zezé Procópio e o zagueiro Machado no Mundial de 1938 na partida em que o Brasil empatou em 1x1 com a Tchecoslováquia.
As expulsões seguintes também aconteceram num mesmo jogo, desta feita em 1954 contra a Hungria na derrota por 4x2. Foram mais cedo para o chuveiro então zagueiro Nílton Santos e o centro avante Humberto.
Em 1962 o expulso foi Garrincha na semifinal contra o Chile, donos da casa. Julgado antes da final o Mané foi absolvido e pode enfrentar a Tchecoslováquia.
Contagem regressiva para o Mundial de 2018.
A próxima expulsão aconteceu 12 anos depois na Copa da Alemanha. O zagueiro Luís Pereira recebeu cartão vermelho no jogo em que a seleção brasileira foi desclassificada pela Holanda.
Dezesseis anos depois foi outro zagueiro expulso, Ricardo Gomes na eliminação contra a Argentina no Mundial da Itália.
O próximo expulso foi Leonardo em 1994 por ter dado uma cotovela no americano Tab Ramos que inclusive foi parar no hospital com afundamento do malar.
Depois de Leonardo o expulso foi Ronaldinho Gaúcho na partida contra a Inglaterra em 2002 no Japão.
Finalmente mais dois expulsos no Mundial de 2010 na África do Sul. Primeiro foi Kaká no jogo contra Gana com vitória brasileira por 3x1. E depois contra a Holanda no jogo da eliminação foi a vez do volante Felipe Melo.