As três primeiras edições dos mundiais de futebol viram a Itália se sagrar campeã em duas oportunidades. Venceu a segunda Copa do Mundo em 1934 jogando em casa e a terceira disputada na França em 1938.
Os anos foram passando e a Itália não conseguiu mais repetir as façanhas dos primeiros mundiais. Teve participação modesta nas Copas seguintes, inclusive não se classificando para o Mundial de 1958 na Suécia até chegar à final e ser derrotada pelo Brasil em 1970.
Em 1974 foi eliminada na primeira fase e em 1978 disputou e perdeu para o Brasil a decisão do terceiro lugar.
Finalmente em 1982 conseguiu alcançar o tricampeonato. Foi com muito sofrimento que ultrapassou a primeira fase com três empates contra Polônia, Camarões e Peru e somente se classificou por ter feito um gol a mais que camaronesa.
Quando o mundo imaginava que os italianos não conseguiriam ultrapassar a segunda fase num grupo com Argentina e Brasil o maior favorito para o título, eis que ressurge o futebol italiano pragmático, surpreendente que envolveu seus dois fortes rivais e chegou à final para ganhar o título.
A escalada italiana para a glória começou com vitória sobre a Argentina por 2x1 no estádio Sarriá em Barcelona no dia 29 de junho.
O primeiro gol foi marcado pelo meia atacante Marco Tardelli. Este gol que será ouvido agora foi narrado em castelhano.