A Copa do Mundo de futebol é um torneio realizado a cada quatro anos em anos pares intercalado com as Olimpíadas. Quando a FIFA foi fundada em 1904 os Jogos Olímpicos já estavam em sua terceira edição e a entidade que coordena o futebol só foi fazer sua primeira competição mundial 26 anos após sua fundação.
Por isso, a partir de 1930 o Mundial de futebol foi disputado a cada quatro anos à exceção de 1942 e 1946 devido à Segunda Guerra Mundial.
Quais seleções seriam favoritas se as Copas não tivessem sido paralisadas pela guerra? Certamente Itália e Argentina que comandavam o futebol seus continentes.
A Itália era bicampeã mundial com os títulos de 1934 e 1938 além de ter sido medalha de ouro nas Olimpíadas de 1936. Contava com craques como Silvio Piola maior artilheiro da história do campeonato italiano e o lendário Giuseppe Meazza que inclusive marcou o gol da vitória contra a seleção brasileira em 1938.
A Argentina reinava soberana na América do Sul. Na década de 1940 foram disputadas cinco edições do Campeonato Sul-Americano, hoje Copa América, com quatro títulos dos argentinos.
A diferença técnica entre Argentina e Brasil que em 11 confrontos naquela época o Brasil venceu apenas três contra sete vitórias da Argentina incluindo duas goleadas por 6x1 e 5x1.
Italianos e argentinos acabaram levando azar pela não realização dos Mundiais de 1942 e 1946.