Muitos questionam o porquê da Copa do Mundo ser disputada de quatro em quatro anos.
A razão é bem simples. Para não coincidir com os Jogos Olímpicos, pois quando a FIFA foi fundada em 1904 e as Olimpíadas já estavam em sua terceira edição.
Somente no dia 26 de maio de 1928 num congresso da FIFA realizado em Amsterdam, Holanda é que ficou decidido por 23 votos a favor e três contas com uma abstenção que a Copa do Mundo seria realizada a cada quatro anos, nos anos pares entre os Jogos Olímpicos. E também que a cada edição haveria um número maior de participantes.
Muito já foi especulado sobre a diminuição deste intervalo, mas a FIFA não considerou esta possibilidade e tem aumentado gradativamente o número de seleções participantes na fase final do torneio.
Por isso, desde 1930 a Copa do Mundo é realizada a cada quatro anos com exceção de 1942 e 1946 devido à Segunda Guerra Mundial.
A próxima Copa do Mundo, a vigésima primeira será realizada em 2018 na Rússia. A vigésima segunda já está definida que será no Catar ainda no formato atual.
A grande mudança deverá ocorrer no Mundial de 2026 com a participação já aprovada pela FIFA de 48 seleções, quer dizer 16 a mais que o número atual de seleções.
Ainda não está definida onde será realizada a Copa do Mundo de 2026.