A exemplo do México que sediou a Copa de 1970 depois de ser o país organizador das Olimpíadas de 1968, a Alemanha Ocidental foi escolhida como sede do Mundial de 1974 por Munique ter sediado as Olimpíadas de 1972.
Pelos acontecimentos de Munique, com o assassinato de judeus por comandos palestinos, o Mundial de 1974 foi marcado por uma segurança sem precedentes, com cães de guarda, policiais fortemente armados e concentrações que eram verdadeiras prisões. Felizmente não ocorreu nenhum incidente, mas o espetáculo esportivo perdeu um pouco de seu brilho.
Como o Troféu Jules Rimet foi conquistado em definitivo pelo Brasil, por ter vencido três campeonatos, em 1974 a FIFA instituiu novo troféu, intitulado Copa do Mundo da FIFA, para premiar os futuros campeões mundiais.
Mundial de 1974 ainda foi realizado com 16 seleções, mas houve mudanças na forma de disputa. A primeira fase continuou da mesma forma dos Mundiais anteriores, com as 16 seleções divididas em quatro grupos com quatro seleções, classificando-se as duas primeiras de cada grupo. Na fase seguinte, ao invés das quartas de final as oito seleções foram agrupadas em dois grupos com quatro equipes que jogariam em turno completo e os dois campeões disputariam a final. Os segundos colocados decidiriam o terceiro lugar.
Na partida final os donos da casa derrotaram a Holanda por 2x1, enquanto que na decisão do terceiro lugar o Brasil foi derrotado pela Polônia por 1x0.
Nos 38 jogos realizados na Copa de 1974 foram marcados 97 gols com média de 2,55 gols/jogo. O artilheiro do Mundial foi o polonês Grzegorz Lato com sete gols.