A história das Copas do Mundo conquistadas pelo Brasil começou no já longínquo ano de 1958. A sexta edição do Mundial foi disputada na Suécia e no dia 08 de junho a seleção brasileira estreou contra a Áustria no Estádio Rimnersvallen em Udevalla perante 18 mil espectadores.
Uma situação curiosa foi registrada. Apesar de todo cuidado na montagem da comissão técnica os dirigentes esqueceram de mandar junto com os nomes a numeração da camisa dos jogadores que era exigência da FIFA.
Um dirigente uruguaio percebeu o erro e resolveu ajudar numerando por conta própria os 22 jogadores. O problema é que ele não conhecia ninguém e numerou aleatoriamente criando uma situação muito curiosa. O goleiro Gilmar ganhou o número 3, o lateral Nílton Santos o 12 só para citar alguns.
O mais emblemático foi o número 10 que por obra do destino foi parar nas costas do Pelé. A partir do terceiro jogo da seleção, já em Gotemburgo, a camisa 10 foi eternizada com a estreia na Copa do futuro “Rei do Futebol”.
Ouçam o gol de Mazzola, o primeiro contra a Áustria no jogo de estreia do Brasil na Copa do Mundo de 1958. A narração é de Edson Leite da Rádio Bandeirantes de São Paulo.