A XIII Copa do Mundo seria disputada na Colômbia em 1986. Por estar passando por uma grave crise financeira o governo colombiano desistiu de sediar o evento.
Para manter o rodizio entre os continentes já que o Mundial anterior havia sido disputado na Espanha, a FIFA ofereceu o torneio para o Brasil, Estados Unidos e Canadá e ouviu a recusa dos governos destes países.
Em 1983 o México topou a empreitada para novamente sediar uma Copa do Mundo e nem mesmo os terremotos que assolaram o país um ano antes colocaram em risco a competição.
Dois momentos que marcaram definitivamente a Copa do Mundo de 1986 foram protagonizados por Diego Armando Maradona, à época certamente o melhor jogador do planeta. Os dois episódios ocorreram no jogo da Argentina e Inglaterra válido pelas quartas de final.
O primeiro comentado até os dias de hoje foi o primeiro gol do jogo marcado com as mãos e validado pelo árbitro da Tunísia Ali Bennaceur. O gol ficou conhecido na história como “la mano de Dios”.
O segundo foi uma verdadeira obra prima e eleito o gol mais bonito em toda história das 20 Copas do Mundo disputadas até agora. O palco foi o Estádio Azteca na capital mexicana. A venceu o jogo por 2x1 e encaminhou a conquista de seu segundo título mundial.