Esta maratona de informações sobre os 20 Mundiais já disputados começa com o número total de jogos: 836. Gols marcados em todas estas partidas: 2.379. A média é de 2,85 gols/jogo.
A seleção alemã foi a que mais jogou partidas de Copas do Mundo em 18 participações. A Alemanha não disputou a Copa de 1930, pois à exemplo de outros países não teve interesse em se inscrever devido aos altos custos da viagem até o Uruguai. Participou das Copas de 1934 e 1938. Ficou de fora também do Mundial de 1950 no Brasil impedida pela FIFA devido a ocupação do país no pós-Segunda Guerra Mundial.
Com a divisão do país em República Federal da Alemanha e República Democrática da Alemanha, a Alemanha voltou aos torneios a partir de 1954 com o nome de Alemanha Ocidental como era conhecida a República Federal da Alemanha. Esta divisão durou até a Copa do Mundo de 1990 na Itália. Neste período a Alemanha Ocidental ganhou três títulos Mundiais.
A partir do Mundial de 1994, com a reunificação, voltou a ser somente Alemanha que apesar de ter disputado uma Copa no país venceu apenas a última Copa aqui no Brasil sendo, portanto, tetra campeã Mundial. Enquanto esteve dividida a outra parte conhecida como Alemanha Oriental disputou apenas a Copa do Mundo de 1974 na própria Alemanha Ocidental. A FIFA reconhece para efeitos estatísticos Alemanha e Alemanha Ocidental como uma só seleção.
Portanto, no conjunto a seleção alemã disputou 106 jogos de Copas do Mundo com 66 vitórias, 20 empates e 20 derrotas.
A segunda seleção que mais jogou partidas de Copas foi a brasileira com 104 jogos, conseguindo 70 vitórias, 17 empates e 17 derrotas em todas os 20 Mundiais disputados até agora.
Ouçam no podcast abaixo o gol da virada da Alemanha que decidiu o título mundial de 1954. Gol de Helmut Rahn: