Este ano será disputada a 21ª Copa do Mundo da história. Desde 1930 com sede no Uruguai a competição é realizada a cada quatro anos e somente não aconteceu em 1942 e 1946 devido a Segunda Grande Guerra Mundial.
A decisão da FIFA em realizar a primeira Copa no Uruguai não foi bem aceita pelos europeus, por isso, somente quatro seleções se atreveram a atravessar o Atlântico, isso porque o então presidente da entidade, Jules Rimet, convenceu quatro países a participar do evento, França, Bélgica, Romênia e Iugoslávia. Os países britânicos ficaram de fora porque eram radicalmente contra o profissionalismo já implantado naquela época.
O Uruguai foi escolhido para sediar a primeira Copa do Mundo em 1930 por ter sido bicampeão olímpico em 1924 e 1928 e também porque a Constituição da República do Uruguai completaria 100 anos.
O estádio principal da Copa, o Centenário, começou a ser construído em 1930 e em tempo recorde foi inaugurado em 18 de julho, cinco dias após o início do Mundial. Neste jogo o Uruguai derrotou o Peru por 1x0.
Na decisão em 30 de julho o Uruguai derrotou a Argentina por 4x2 e se tornou o primeiro campeão mundial. Na Copa do Mundo de 1930 não houve decisão para o terceiro lugar.
Na primeira Copa do Mundo foram disputados 18 jogos e marcados 70 gols. O artilheiro foi o argentino Guillermo Stabile com oito gols.