Quando chegou no Brasil para disputar em 2014 sua décima Copa do Mundo a Suíça vinha com uma seleção tida como retranqueira, pois nas duas Copas anteriores havia sofrido apenas um gol em sete jogos que realizou.
Em 2006 na Alemanha venceu na primeira fase Togo e Coréia do Sul, ambos por 2x0 e empatou sem gols com a seleção francesa. Foi eliminada nas oitavas de final pela Ucrânia nos pênaltis depois de um 0x0 no tempo normal e prorrogação. Quer dizer saiu do Mundial sem levar um único gol.
Em 2010 na África do Sul foi eliminada na primeira fase apesar de ter vencido a futura campeã Espanha por 1x0 no jogo inaugural do Mundial. O único gol que sofreu em duas Copas consecutivas foi na derrota para o Chile por 1x0, na terceira partida empatou em 0x0 com Honduras.
Aqui no Brasil uma seleção que não sofria gols foi goleada pela França por 5x2 depois de estar perdendo por 5x0. O último gol da Suíça contra os franceses foi marcado pelo volante Xhaka, narrado desta forma por Luís Roberto da Rede Globo.