Pelo fato de sediar a 21ª Copa do Mundo a seleção russa não precisou disputar as eliminatórias. O país sede fica fora da disputa por vagas, não pode correr risco de não se classificar.
Como é norma da FIFA a seleção que promover o torneio, independentemente de sua posição no ranking da entidade fica definida como cabeça de chave e incluída no Grupo A do Mundial.
Feito o sorteio além da Rússia as seleções da Arábia Saudita, Egito e Uruguai também fazem parte do Grupo A.
A história da Rússia em Mundiais de Futebol é pequena com apenas três participações sendo a primeira em 1994 nos Estados Unidos. Apesar de eliminada na primeira fase venceu a seleção de Camarões por 6x1 e neste jogo seu atacante Salenko que marcou cinco gols e detém até hoje o recorde individual de gols em uma única partida de Copa do Mundo.
Depois de 1994 a Rússia disputou os Mundiais de 2002 na Coréia do Sul e Japão e a de 2014 aqui no Brasil sendo eliminadas em ambas na primeira fase.
No total das três participações a Rússia jogou nove vezes com duas vitórias, dois empates e cinco derrotas. Marcou 13 gols e sofreu também 12.
Por eliminatórias a Rússia disputou 62 jogos obtendo 38 vitórias, 14 empates e sofrendo 10 derrotas. Marcou 117 gols e sofreu 41.