A Inglaterra se negou a disputar os três primeiros Mundiais de Futebol e somente participou de eliminatórias para a Copa do Mundo de 1950 no Brasil.
Foi formado um grupo somente com seleções britânicas e a Inglaterra foi a primeira colocada derrotando a Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Protagonizou a primeira grande zebra em Copas do Mundo quando perdeu para os Estados Unidos que vieram ao Brasil com uma seleção totalmente amadora. A Inglaterra foi eliminada na primeira fase.
Mesmo sendo os inventores do futebol os ingleses nunca tiveram participação relevante nos Mundiais que disputou, à exceção de 1966 quando foram campeões jogando em seu território. O título foi conquistado na prorrogação da final contra a Alemanha Ocidental com a validação de um gol em que a bola não entrou.
Nas outras participações em Copas do Mundo a Inglaterra jamais passou das quartas de final.
A Inglaterra disputou 14 Mundiais realizando 62 jogos com 26 vitórias, 20 empates e 16 derrotas. Marcou 79 gols e sofreu 56.
Por eliminatórias os ingleses jogaram 112 partidas vencendo 76, empatando 25 e sofrendo 11 derrotas. Marcaram 275 gols e tiveram 67 gols sofridos.
No Mundial-2018 a Inglaterra irá enfrentar no Grupo G a Bélgica, o Panamá e a Tunísia.